O reservatório da represa Vargem das Flores, localizado entre Betim e Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está próximo de atingir 100% da capacidade de armazenamento. A informação foi confirmada pela Copasa.

Em 30 dias, devido às chuvas que atingem o Estado, o volume subiu de 62%, em 16 de dezembro, para 97,9% neste domingo (15).

De acordo com a Copasa, mesmo se chegar ao nível máximo, não haverá riscos para a segurança do reservatório. “O atual nível representa situação normal de operação e, ao atingir 100%, o excedente é direcionado para desaguadouro da barragem”, disse em nota.

Ainda segundo a empresa, a situação depende do volume de chuvas nos próximos dias. A companhia disse ainda que “realiza um rigoroso monitoramento das estruturas da barragem de forma periódica, além de acompanhar os boletins meteorológicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para o planejamento operacional do reservatório”.

Outros reservatórios da Grande BH já estão com 100% da capacidade comprometida, são eles: Sistema Paraopeba (99,7%), Sistema Rio Manso e Sistema Serra Azul.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: