Atenção estudantes que o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 já está disponível. A divulgação estava prevista para segunda-feira (13), mas foi antecipada para esta quinta-feira (9), conforme foi divulgado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em entrevista coletiva nessa quarta-feira (8).

A consulta do resultado é feita na Página do Participante. Para acessar as notas, é preciso fazer login digitando o CPF e a senha cadastrados no sistema.

Porta para a educação superior

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e funciona como uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil.

Além de algumas instituições internacionais, universidades públicas e privadas do país utilizam a nota do Enem para fazer a seleção de alunos por meio dos programas: Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – que seleciona estudantes para universidades públicas –  e o Programa Universidade para Todos (Prouni) –  que oferece em instituições de ensino particulares bolsas integrais (100%) e parciais (50% de desconto).

O Enem também serve para acessar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa que quita parte das mensalidades de alunos em universidades e faculdades privadas. Os beneficiários precisam pagar o financiamento após a formatura.

Fonte: Hoje em Dia

 

COMPATILHAR: