A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nessa terça-feira (23), a proibição e apreensão de diversos produtos alimentícios e suplementos comercializados de forma irregular no país. A medida atinge todos os lotes do Café Torrado e Moído Extraforte e Tradicional da marca Câmara, além de toda a linha de produtos da empresa Axis Nutrition e um lote específico do suplemento Whey Isomix Definition da marca Proteus.

No caso do café marca Câmara, a Anvisa interditou a venda, distribuição, fabricação, propaganda e uso do produto. A decisão foi tomada após a Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde do Rio de Janeiro identificar origem irregular do item. Embora a embalagem do café cite as empresas Sociedade Abast do Com e da Ind de Panif Sacipan S/A e Lam Fonseca Produtos Alimentos Ltda. como fabricantes, ambas não têm situação sanitária regularizada.

Além disso, um laudo do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen/RJ) detectou fragmentos semelhantes a vidro no lote 160229 do produto. Com isso, todas as unidades e lotes do café Câmara estão proibidos.

No setor de suplementos, a Anvisa também determinou a suspensão imediata da fabricação, venda e uso de todos os produtos da empresa Axis Nutrition Indústria e Comércio de Alimentos Ltda., após inspeção sanitária realizada entre 15 e 17 de setembro identificar falhas graves nas boas práticas de fabricação.

Entre as irregularidades encontradas na empresa estão:

  • Ausência de responsável técnico legalmente habilitado;
  • Falhas no controle de qualidade e segurança da água potável;
  • Ausência de registros das operações e fluxo de produção cruzado;
  • Falta de precisão no Programa de Controle de Alergênicos (PCAL);
  • Falta de rastreabilidade de produtos e matérias-primas;
  • Falhas nos critérios de seleção das matérias-primas;
  • Ausência de controle de qualidade e estudos de estabilidade dos produtos acabados.

Além disso, foi determinada a apreensão de todos os lotes do suplemento Whey Isomix Definition, da marca Proteus, que agora está proibido de ser comercializado, distribuído, fabricado, importado, divulgado e utilizado.

A decisão foi motivada por uma comunicação da empresa Unlimited Alimentos e Suplementos SLU Ltda., verdadeira responsável pelo Whey Isomix Definition, informando que a fabricação do suplemento foi encerrada no início de 2024. A empresa também afirmou não ter qualquer relação com a Nutrimix A. Suplementos SLU, que consta como fabricante em algumas embalagens encontradas no mercado.

As medidas adotadas pela Anvisa refletem o rigor na fiscalização sanitária e buscam proteger a saúde dos consumidores diante de produtos com origem irregular, riscos físicos — como a presença de fragmentos estranhos — e falhas graves de controle na produção de alimentos e suplementos. Todos os produtos citados estão com comercialização proibida em território nacional até nova decisão.

Com informações do Itatiaia

COMPARTILHAR: