A cidade japonesa de Kumamoto anunciou que pretende usar robôs para simular a presença dos alunos nas salas de aula. A ideia inicial é que por meio dessas máquinas, as crianças acompanhem as aulas de casa e consigam se comunicar com os colegas e professores, e participar dos debates realizados em sala.
Conforme as autoridades municipais, o objetivo do projeto é reduzir a evasão escolar no país, após o aumento de faltas escolares devido a pandemia da covid-19 e por motivos relacionados a dificuldades de integração em grupo, ou bullying. Desta forma, o governo espera que os estudantes que utilizarem o serviço se sintam mais integrados e menos ansiosos devido ao isolamento.
Segundo o jornal Mainichi Shimbun, os robôs terão um metro de altura e serão equipados com microfones e câmeras. Além da presença em sala de aula, as máquinas também poderão circular livremente pela escola e até participar de eventos acadêmicos.
O projeto custará cerca de 1,55 milhão de ienes, o equivalente a pouco mais de R$ 52 mil. Os resultados serão avaliados até março de 2024.
Fonte: O Tempo