Na sua segunda passagem pelo Atlético, Jorge Sampaoli fará sua estreia em clássicos contra o Cruzeiro. O confronto acontece no dia 11 de setembro, às 19h30 (horário de Brasília), no Mineirão, e marca o jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. O técnico argentino terá a missão de reverter o placar adverso de 2 a 0 construído pelo time celeste na partida de ida, disputada na Arena MRV.

Durante sua primeira passagem pelo clube, em 2020, Sampaoli não teve a oportunidade de enfrentar o Cruzeiro em clássicos, já que o rival estava na Série B do Campeonato Brasileiro. Naquele ano, o Atlético iniciou a temporada sob o comando do venezuelano Rafael Dudamel, que foi demitido após a eliminação na Copa do Brasil. Sampaoli foi contratado em março e chegou a assistir presencialmente ao clássico disputado em 7 de março, no Mineirão, quando o Galo venceu por 2 a 1, com gols de Igor Rabello e Otero. Igor Thiago marcou para o Cruzeiro.

Agora, além de estrear em clássicos pelo Atlético, Sampaoli viverá a experiência inédita de comandar o time em um estádio com maioria da torcida adversária. Em 2020, quando acompanhou o clássico, o mando era do Galo, com 90% da torcida alvinegra presente.

Apesar de ser seu primeiro clássico mineiro como técnico do Atlético, Sampaoli já enfrentou o Cruzeiro por outras equipes. Em 2019, pelo Santos, venceu por 4 a 1 e perdeu por 2 a 0. Em 2023, à frente do Flamengo, empatou por 1 a 1 e venceu por 2 a 0.

O Atlético oficializou a contratação de Jorge Sampaoli na noite de terça-feira (2). Aos 65 anos, o treinador assinou contrato até o fim de 2027. A nova comissão técnica conta com o preparador físico Pablo Fernández, seu filho Marcos Fernández, o auxiliar técnico Diogo Meschine e Gabriel Andreatta, braço-direito de Sampaoli.

Na primeira passagem pelo Galo, entre março de 2020 e fevereiro de 2021, Sampaoli comandou a equipe em 44 partidas, com 26 vitórias, 8 empates e 10 derrotas, alcançando um aproveitamento de 64,44%. Nesse período, conquistou o Campeonato Mineiro de 2020 e levou o clube ao terceiro lugar no Brasileirão, garantindo vaga na Libertadores do ano seguinte.

Do elenco atual, quatro jogadores já trabalharam com o treinador: o goleiro Everson, o zagueiro Junior Alonso, o lateral Guilherme Arana e o volante Alan Franco — todos titulares em 2025. Arana foi o único que não chegou por indicação de Sampaoli, tendo sido contratado ainda sob o comando de Rafael Dudamel.

Com informações do Itatiaia

 

COMPARTILHAR: