A Santa Casa de Caridade de Formiga reforçou o cuidado aos pacientes críticos com a implementação de práticas assistenciais de alta qualidade na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto SUS. Desde janeiro, a equipe do setor realiza reuniões mensais para discutir indicadores importantes, como média de permanência, taxa de ocupação e perfil de internações por especialidade. Com uma equipe multiprofissional dedicada e experiente, o hospital busca garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes em um ambiente de tratamento intensivo.
Os encontros são conduzidos pela responsável técnica pela UTI, Dra. Vanessa Luiza de Carvalho e contam com a colaboração do coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospital (SCIH), Leonardo de Castro Santos e da coordenadora da equipe de Fisioterapia Hospitalar, Dra. Camila Gontijo.
Ações que garantem a qualidade
Durante as reuniões, a equipe discute e planeja ações para garantir a qualidade assistencial, incluindo a implementação de protocolos de segurança, a capacitação contínua dos profissionais, a avaliação dos resultados da assistência prestada e as ações desenvolvidas no âmbito do projeto “Saúde em Nossas Mãos”.
Graças ao monitoramento contínuo e ao empenho da equipe, diversas melhorias já foram alcançadas:
– Seis meses sem infecções do trato urinário: comemoração pelo período sem registro de infecção associada ao uso de sonda vesical de demora, demonstrando a eficácia das práticas de prevenção;
– Redução expressiva de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS): a ocorrência de infecções foi reduzida a níveis próximos de zero, garantindo um ambiente mais seguro para os pacientes;
– Taxa de ocupação elevada: manutenção de taxa de ocupação acima de 100%, com predominância de pacientes da clínica cardiológica, especialidade de maior demanda no hospital, demonstrando a capacidade e eficiência da unidade.
De acordo com a Dra. Vanessa, os resultados reforçam que qualidade e segurança são fruto de um trabalho contínuo e coletivo. “Cada indicador positivo traduz o empenho diário de uma equipe multiprofissional que se dedica com seriedade e carinho ao cuidado intensivo. Alcançar essas conquistas demonstra que, quando trabalhamos juntos e monitoramos de perto nossos resultados, conseguimos impactos diretos na saúde da população. É motivo de orgulho ver nossa UTI SUS alcançar avanços tão expressivos, sempre em benefício da comunidade que confia na Santa Casa”.
Para o gestor assistencial da SCCF, Samuel Castro, essas ações reafirmam o compromisso do hospital com a saúde e o bem-estar da população, oferecendo cuidados de alta qualidade e segurança na UTI Adulto. “A equipe multiprofissional trabalha em conjunto para garantir que os pacientes recebam o melhor tratamento possível, com dignidade e respeito”, declara.

Foto: Ascom Santa Casa de Caridade
Fonte: Ascom Santa Casa de Caridade de Formiga