A 20ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da Santa Casa de Caridade de Formiga teve início nesta segunda-feira (17). O evento será realizado até a próxima sexta-feira (21).

O gerente geral da Santa Casa, José Orlando Fernandes Reis enfatizou a importância da Sipat e da participação dos colaboradores. Além disso, ressaltou que o evento conta com diversas palestras de temas variados e sorteios de brindes.

O provedor/interventor judicial, Sidney Ferreira, afirmou a satisfação em conviver com o secretário de saúde de Divinópolis, David Maia D’Oliveira, devido à gestão compartilhada da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), filial da Santa Casa de Formiga, sediada em Divinópolis.

O secretário de saúde de Divinópolis ministrou a palestra de abertura da 20ª Sipat, com o tema “A crise das Santas Casas no Brasil”. David Maia D’Oliveira é professor de Administração no Unifor-MG há cinco anos.

O médico falou sobre como é importante a satisfação pelo trabalho e que os colaboradores da Santa Casa trabalham em um local especial, que é uma casa de saúde. Ele também ressaltou que cada um é aquilo que faz, no contexto da sociedade do trabalho, a importância do trabalho em equipe para bons resultados e fazer o trabalho com gosto.

David Maia D’Oliveira falou sobre a crise que o país enfrenta e a crise dos hospitais filantrópicos no Brasil. Segundo ele, o cenário das Santas Casas não é dos melhores e as dificuldades não são somente na Santa Casa de Formiga. O secretário explicou que um dos motivos da crise é que o perfil dos pacientes mudou, pois estão mais idosos, o que é reflexo dos tempos atuais. Com isso, os pacientes ficam mais tempo no hospital, consomem mais recursos, exigem mais tempo e dedicação dos profissionais. Assim, o custo médio do paciente é mais alto, o que ajuda a agravar a situação financeira.

Ao encerrar a palestra, David Maia D’Oliveira disse que tira o chapéu para os trabalhadores da saúde, para toda a equipe, pois cada um tem a sua importância, desde quem prepara os alimentos, quem faz a limpeza, equipe de enfermagem, corpo administrativo aos médicos.

Programação da Sipat:

 Dia 18/08 (terça-feira)

Palestra: “Aspectos gerais de biossegurança em acidentes com perfurocortantes”

Palestrante: Paschoal José Gaspar Júnior – farmacêutico da Santa Casa de Formiga

 

Dia 19/08 (quarta-feira)

Palestra: “Saúde bucal no ambiente de trabalho”

Palestrante: Rosângela Fernandes – técnica de higiene dental e técnica de segurança do trabalho da Santa Casa de Formiga

 

Dia 20/08 (quinta-feira)

Palestra: “Gestão do tempo”

Palestrante: Bruno Almeida – coaching

 

Dia 21/08 (sexta-feira)

Palestra: “A importância da CIPA dentro de uma empresa”

Palestrante: José Edilson Araújo – técnico de enfermagem da Santa Casa de Formiga

Redação do Jornal Nova Imprensa Assessoria Santa Casa

COMPATILHAR: