<2>Bola branca para a Secretaria de Obras
Durante esta semana, funcionários da Secretaria de Obras trabalharam na limpeza dos bueiros localizados na região central de Formiga. Com o acúmulo cotidiano de lixo e terra, o procedimento é considerado fundamental para evitar alagamentos, comuns em algumas áreas, nos períodos chuvosos que começam comumente no mês de outubro.
Uma das ruas onde o problema é recorrente é a Dr. Newton Pires, onde o trabalho já foi feito.
Com planejamento e antecedência, a limpeza foi feita e mostrou sua importância. Ao lado de cada bueiro era possível observar grandes montes de lixo, dele retirados. Fica evidenciada, a falta de educação da população, que apesar de ser a maior prejudicada quando ocorrem os alagamentos, continua dispersando todo o tipo de material pelas ruas, que afinal, vai parar dentro dos bueiros. Portanto, bola preta para a população.
Mas, se a limpeza mereceu bola branca, as condições de trabalho ofertadas aos funcionários, merecem bola preta. Em todos os pontos onde foram realizados os trabalhos, não encontramos funcionários fazendo uso de uniforme ou dos mínimos equipamentos de segurança individual (EPIs), como determina a lei. As luvas utilizadas, estavam velhas, em estado precaríssimo, furadas, descumprindo o seu único objetivo que é o de proteger as mãos do funcionário. Informações não oficiais dão conta de que a falta de uniformes constatada em todos os setores que abrigam operários serviçais, infelizmente é realidade.
Também os equipamentos utilizados na limpeza dos bueiros, estavam sendo transportados em carrinhos de mão, e pela falta de um número suficiente de veículos e funcionários, o material retirado do interior dos bueiros levou, em alguns pontos, mais de um dia para ser retirado do canto da rua.
Ponto positivo foi que a chuva felizmente não veio para desfazer todo o trabalho realizado. Bola branca para São Pedro.

COMPATILHAR: