Na quinta-feira (24), a nutricionista Fernanda Mendonça de Almeida, chefe de setor de vigilância nutricional da Secretaria Municipal de Saúde, ministrou uma palestra para mães, crianças e líderes da Pastoral da Criança de Córrego Fundo. Participaram cerca de 60 pessoas na ocasião. As reuniões mensais do grupo ocorrem no salão da Paróquia Sagrada Família.
A abertura da atividade foi feita com a pesagem das crianças. Em seguida, a nutricionista proferiu a palestra sobre ?Alimentação Saudável?. Dentre as abordagens feitas pela profissional, os participantes aprenderam sobre os grupos de alimentos; a importância de estabelecer horários para as refeições; sobre a importância em se evitar alimentos com excesso de sal e gorduras; dentre outras informações, principalmente voltadas para a alimentação das crianças. Após a palestra foi realizada uma dinâmica de perguntas e respostas com as mães, para testarem seus conhecimentos e para fixação do tema tratado. Ao final, todos os participantes fizeram uma confraternização.
Segundo líderes da organização no município, a Pastoral da Criança é a pastoral que capacita líderes por meio de cursos, para levar informações para as mães, crianças e gestantes sobre a importância de se ter uma boa alimentação, dentre outros cuidados com as crianças. ?É sempre importante recebermos visitas de pessoas, como foi a participação da nutricionista, e também de outros profissionais para trazerem mais conhecimento para as mães e crianças?, comentaram.

Para Fernanda, ?a criança que não tem uma alimentação saudável pode ser prejudicada não só em relação à saúde, que no futuro poderá desenvolver algum tipo de patologia, mas também, pode ter influenciado o seu aspecto intelectual e social. Portanto, a alimentação das crianças e dos seus pais deve ser equilibrada, tanto em quantidade quanto em qualidade, ressaltando que a melhor forma de os pais orientarem seus filhos é através do exemplo?.

COMPATILHAR: