A partir de 1º de julho deste ano, os segurados que tiverem cumprido as condições do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) para se aposentarem por idade ou tempo mínimo de contribuição receberão, no endereço registrado em seus cadastros, correspondência comunicando o direito.
De acordo com o presidente Lula, o trabalhador que ultrapassar o tempo de serviço mínimo ou idade para aposentadoria vai receber uma carta avisando que já pode obter o benefício. No comunicado constará também o valor do salário ao qual o segurado terá direito a receber se decidir se aposentar.
Podem se aposentar por idade os segurados que tenham 60 anos (mulheres) ou 65 (homens) e que já cumpriram um período de pagamento mínimo à Previdência. Para os trabalhadores que se filiaram ao INSS após julho de 1991, é preciso ter, no mínimo, 15 anos de contribuição. Já para quem era filiado antes de junho de 1991, é preciso observar uma tabela, na qual a carência varia de acordo com o ano em que o trabalhador completa a idade mínima ?quem faz 60 anos (mulher) ou 65 anos (homem) neste ano, por exemplo, deve ter 14 anos de contribuição.

COMPATILHAR: