O sonho da casa própria está virando um pesadelo para moradores dos conjuntos habitacionais Vila Nova das Formigas e Geraldo Veloso. Frutos do programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal, os dois novos bairros da cidade foram criados sem nenhuma estrutura, e por estarem localizados em pontos distantes (saída de Formiga para a comunidade de Papagaios) tudo fica ainda mais difícil.
Em poucos anos de criação, no local são inúmeros os casos de roubos e furtos, além do alto índice de desempregados. Uma solução para problemas habitacionais do município que acentuou outros problemas sociais, não dando aos novos moradores da área, as mínimas condições de recomeçarem a vida.
Em busca de apoio, e principalmente de soluções, a população do residencial Vila Nova das Formigas, juntamente com moradores dos bairros Geraldo Veloso e Ércio Rocha (criado há vários anos, e que não faz parte do Minha Casa, Minha Vida, mas é afetado pelos problemas) se reuniram na terça-feira (1º), com os vereadores Mauro César, Cabo Cunha, Arnaldo Gontijo, Luciano Duque, Juarez Carvalho e Zezinho Gaiola. Mais de 200 pessoas, entre adultos, jovens e crianças participaram do encontro.
A falta de infraestrutura da área, de maneira geral, foi a pauta de discussões da reunião. Os vereadores se pronunciaram dando apoio à comunidade e explicaram que eles não executam obras, e que o papel dos edis é fiscalizar as ações da administração municipal.
Em seguida, várias pessoas da comunidade se pronunciaram. Eles falaram sobre a situação precária que estão vivendo. Um dos maiores problemas apresentados pelos moradores, é a quantidade de crianças que estão fora da escola, por falta de vagas em creches e de transporte escolar. Uma lista com os nomes das crianças e seus respectivos endereços será encaminhada à Câmara Municipal.
A falta de um Posto de Saúde no local e a falta da coleta de lixo também são alvo de reclamações.
O vereador Cabo Cunha explicou que um dos itens principais discutidos na reunião foi a falta de segurança no local. ?Vamos entrar em contato com o tenente Lúcio para que a Polícia Militar instale o Programa Rede de Vizinhos Protegidos naqueles bairros. Hoje, o efetivo de militares é menos do que dez anos atrás?.
Já Luciano destacou que um dos problemas que cria um ambiente propício para a criminalidade é a falta de iluminação adequada. ?Alguns postes foram instalados em uma rua que liga o bairros Vila Nova das Formigas e Élcio Rocha, mas estão sem os braços (para a instalação de lâmpadas), dificultando a iluminação em algumas ruas?, conta Luciano.
Um abaixo-assinado dos moradores relatando as demandas na comunidade foi entregue aos vereadores, e será encaminhado ao Executivo.
Segundo informações de moradores, as responsáveis pelo centro Social do bairro Vila Nova das Formigas, onde foi realizada a reunião, foram proibidas pela Prefeitura de comparecerem ao encontro, e foram avisadas que se desobedecessem a essa ordem seriam penalizadas.

COMPATILHAR: