Entre os dias 29 e 31 de outubro, o Unifor promoveu a Semana Jurídica (Semajur). O evento, realizado no Salão Nobre Eunézimo Lima, teve a parceria da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Subseção de Formiga, e da ESA (Escola Superior de Advocacia).
A abertura do evento foi feita pelo coordenador do curso de direito, professor Fábio Antunes Gonçalves, que deu as boas-vindas aos participantes, agradeceu de antemão aos palestrantes e ressaltou a necessidade de se discutir temas pertinentes à área do Direito.
Representando as duas instituições parcerias, a coordenadora da ESA, Míriam Tagliaferri, enfatizou a importância de manter a constante parceria entre a OAB, a ESA e o Unifor, por intermédio do curso de Direito.
No primeiro dia, foi ministrada a palestra ?Dano moral coletivo?, pelo professor Rodrigo Pereira Ribeiro de Oliveira, que é membro do Instituto dos Advogados do Estado de Minas Gerais.
No segundo dia do evento, foi realizado o lançamento da 5ª edição da Revista do Curso de Direito. A editora da revista, Ana Flávia Paulinelli, explicou como acessar o Portal de Periódicos no site do Unifor e como submeter artigos para serem avaliados e, se aprovados, serem publicados.
Na sequência, o profesor Marcelo Leonardo ministrou a palestra ?Projeto de Reforma do Código Penal?. Ele é advogado criminalista, chefe do Departamento de Direito Penal e Processo Penal da Faculdade de Direito da UFMG, ex-presidente da OAB de Minas Gerais e membro da Comissão de Juristas nomeada pelo Senado para elaborar o ante-projeto do novo Código Penal.
O terceiro e último dia do evento contou com duas palestras: a primeira delas teve como tema ?Direito Cultural, ministrada pela gestora cultural Flávia Carolline de Lima Leão, que é especialista em Direito Público e em Gestão Cultural, advogada especialista nas áreas trabalhista e cultural, gestora de diversos grupos de teatro e dança na cidade de Belo Horizonte e professora de cursos de extensão na área cultural.
Encerrando a Semana Jurídica, o professor Fábio André Gonçalves das Chagas abordou o tema ?Desafios do mundo contemporâneo: cultura, sociedade e gênero.? Fábio Chagas é professor e pesquisador do UNIFOR e membro do Movimento Internacional de Solidariedade à Cuba.
A Semana Jurídica do Unifor contou com a presença dos acadêmicos de Direito, houve também a participação de alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração, professores, além de profissionais da área.

COMPATILHAR: