O I Seminário Hidrovias do Lago de Furnas, que ocorre nesta sexta-feira (9). Serão debatidos diversos assuntos de interesse da região do Lago de Furnas, como estudos de viabilidade e aproveitamento do potencial hidroviário do lago.
Já foi realizada uma reunião preparativa para elaborar uma pauta sobre a exploração da hidrovia do Lago de Furnas, visando o aproveitamento econômico do lago, pelo seu potencial no transporte de cargas, de pessoas, bem como pelo seu potencial turístico, o que significa a geração de recursos, facilidade de escoamento da produção e a geração de outros dividendos que irão compor a economia da região, como ressaltou o deputado Jaime Martins/PR, um dos mentores do evento.
A confirmação do seminário foi feita durante uma reunião ocorrida em Brasília, no dia 10 de março, com o superintendente da Navegação Interior da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), José Alex Botêlho de Oliva, os prefeitos de Formiga, Aluísio Veloso, e de Alfenas, Pompílio Canavez, além do secretário executivo da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), Fausto Costa, e de representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede) e da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop).
No encontro em Brasília, foi elaborada uma minuta de ações para fomentar as articulações e garantir as condições de navegabilidade do lago, promovendo o crescimento econômico das cidades que compõem a Alago.
Segundo Jaime Martins, em médio prazo, seria possível ver o Lago de Furnas interligado a hidrovia Tietê-Paraná, no Estado de São Paulo, que é um modelo de sucesso neste setor, encurtando distâncias e reduzindo custos.
A realização do seminário para discutir as diretrizes objetiva debater e preparar os estudos de viabilidade para o Lago de Furnas. O evento tem confirmada a presença do diretor geral da Antaq, Fernando Fialho, do diretor geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, e de integrantes do governo de Minas. Também participam do evento, prefeitos e representantes das prefeituras que compõem a Alago, o presidente da Furnas Centrais Elétricas, Carlos Nadalutti Filho, representantes do Departamento Hidroviário do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) e de setores da iniciativa privada.
Segundo Jaiminho Martins, há uma proposta para alocar recursos necessários para que, depois do seminário, sejam feitos estudos de viabilidade, que são estudos de origem e destino de cargas, batimetria do lago (profundidade dos diversos pontos do lago) e sinalização. ?Outra necessidade é que a rota tenha carta náutica e sinalização eficientes. Nesse sentido, o seminário nos permitirá a construção de uma agenda de trabalho eficiente?, comenta o parlamentar.
Programação
Segundo a programação, a abertura ficou a cargo do prefeito de Formiga, Aluísio Veloso da Cunha; do prefeito de Guapé e presidente da Alago, Nelson Alves Lara; do prefeito de Alfenas e presidente de CBHFurnas, Pompílio Canavez; do deputado federal e presidente da Comissão de Transportes, Jaime Martins Filho; do representante da Setop Décio Nazareth; do diretor-geral do Dnit, Luiz Antônio Pagot; do diretor-geral da Antaq, Fernando Fialho, e do presidente de Furnas Centrais Elétricas S/A., Carlos Nadalutti Filho.
Os temas definidos para o debate foram Um novo olhar do Brasil sobre as hidrovias; Implementação da infraestrutura nas vias navegáveis interiores; Política de incentivo a navegação dos rios mineiros e Projeto da Hidrovia do Lago de Furnas. Em seguida está programado um debate.

COMPATILHAR: