Formiga

Servidores de Córrego Fundo participam de curso de BPC na escola

Servidores da Prefeitura de Córrego Fundo participaram de uma capacitação de gestores do programa ?BPC na Escola?, realizada na cidade de Jaboticatubas/MG, região metropolitana de Belo Horizonte. Participaram a secretária de Políticas Sociais, Marli Rosário Silva, coordenadora do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), Amanda Cristina Arantes, e a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Keli Bernardes da Cunha.

O BPC é a sigla do programa Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social. O BPC é um benefício da Política de Assistência Social, que integra a Proteção Social Básica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social ? SUAS e para acessá-lo não é necessário ter contribuído com a Previdência Social. É um benefício individual, não vitalício e intransferível, que assegura a transferência mensal de 1 (um) salário mínimo ao idoso, com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Em ambos os casos, devem comprovar não possuir meios de garantir o próprio sustento, nem tê-lo provido por sua família. A renda mensal familiar per capita deve ser inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo vigente.

O BPC na escola é um programa de acompanhamento e monitoramento de acesso e permanecia na escola das pessoas com deficiência que são beneficiárias do BPC. Seu objetivo é garantir a proteção, a inclusão e proporcionar um salário mínimo mensal às crianças com deficiência. Nesta ação, anualmente é realizado o pareamento de dados dos beneficiários do BPC com a matrícula no Censo Escolar, identificando os índices de acesso e de exclusão escolar.

De acordo com a secretária de Políticas Sociais, a participação no curso foi bastante proveitosa. ?O conteúdo abordado no curso nos qualifica para melhor executar o programa no município, mais especificamente, junto as crianças e jovens, que estão em fase escolar?, comentou Marli.