Em 2023, foram feitas 130,7 bilhões de operações bancárias via smartphone, um avanço de 22% na comparação com o ano anterior. Isso significa que sete em cada dez transações financeiras são feitas pelo celular. Os dados são da segunda edição da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024, desenvolvida pela Deloitte, e foram divulgados nessa quarta-feira (26).

A tendência de crescimento tem se fortalecido nos últimos anos. Entre 2019 e 2023, as transações pelo smartphone tiveram um significativo aumento de 251% no país.

A pesquisa mostra também que as transações pelos canais digitais dos bancos, que além do celular também incluem o internet banking e aplicativos de mensagens, correspondem a 79% do total. Ou seja, praticamente oito em cada dez transações.

O estudo revela ainda que os brasileiros estão utilizando cada vez mais serviços bancários. Em 2023, fizeram 186 bilhões de transações nos vários canais de atendimento disponibilizados pelas instituições financeiras, um aumento de 19% frente ao ano anterior.

De acordo com Rodrigo Mulinari, diretor responsável pela Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, o celular se consolidou como o canal preferido dos brasileiros para suas operações bancárias.

“O brasileiro é um povo tecnológico e a tendência é que as transações com o smartphone continuem em ascensão”, avalia.

Sergio Biagini, sócio-líder da Indústria de Serviços Financeiros da Deloitte, acrescenta que, em média, 52 transações mensais são feitas por conta no canal mobile banking. Do total de clientes ativos no mobile, 72% são heavy users, ou seja, clientes que fizeram mais de 80% das suas transações neste canal nos últimos três meses.

Ascensão do Pix

Outro aspecto revelado pela pesquisa foi o aumento da quantidade de transações via Pix, que cresceu 74% entre 2022 e 2023, passando de 24,1 bilhões para 41,9 bilhões, segundo dados do Banco Central.

Em 2023, as instituições participantes informaram alta de 16% no total de usuários cadastrados. Segundo dados do Banco Central, a ferramenta foi responsável por adicionar 71,5 milhões de usuários no sistema financeiro nacional, promovendo a bancarização no País.

De acordo com o levantamento, quase metade do total de usuários cadastrados no Pix realiza cerca de 30 operações mensais para pessoa física e 50 operações mensais, considerando pessoa jurídica.

A pesquisa também mostrou avanço em todas as formas de pagamento com a ferramenta: QR Code dinâmico (254%), QR Code estático (194%), inserção manual de dados (51%), com chaves Pix (44%) e como iniciador de pagamentos (25%).

“O Pix veio para revolucionar o mercado financeiro e continua constantemente nos surpreendendo. Suas operações continuam em ascensão e batem consecutivos recordes”, afirma Rodrigo Mulinari.

Aplicativos de conversas

A pesquisa mostrou também que as transações via aplicativos de mensagens instantâneas – como o WhatsApp – aumentaram 76%, passando de 70,9 milhões para 125,2 milhões, e que 100% dos bancos participantes oferecem canais de mensagens instantâneas.

Embora a representatividade deste canal ainda seja menor quando comparada à dos demais, os resultados recentes confirmam a tendência dos aplicativos de mensagens como mais uma opção disponível aos clientes.

Fonte: O Tempo

 

 

 

 

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