O que não faltam são teorias de como os dispositivos eletrônicos são capazes de espionar os usuários para roubar dados ou usar as informações para segmentar anúncios. Apesar de muitas dessas teorias não passarem de mito, pesquisadores da Northeastern University descobriram que alguns aplicativos são capazes de tirar prints escondidos da tela do celular.

Conforme relata o Gizmodo, a pesquisa tinha outro objetivo: comprovar se os celulares realmente gravam tudo que o usuário falava. Foram analisados mais de 17 mil aplicativos para Android, incluindo mais de 8 mil que compartilhavam informações com o Facebook. O resultado do estudo mostrou que nenhum app era capaz de ativar o microfone e enviar os arquivos sem autorização.

Porém, isso não significa que a privacidade está garantida. Os pesquisadores encontraram aplicativos que capturaram imagens da tela do celular e as enviaram para uma empresa de análise de dispositivos móveis.

Aparentemente, o problema está relacionado à empresa Appsee, que oferece serviço de otimização. Os desenvolvedores que usam o serviço enviam as imagens para a empresa para melhorar as funcionalidades do app. Por outro lado, essas informações não estão claras nas políticas de privacidade dos aplicativos.

“Não vimos nenhuma evidência de que as conversas das pessoas estão sendo gravadas em segredo”, explicou David Choffnes, um dos autores da pesquisa. “O que as pessoas não parecem entender é que há muitos outros rastreamentos na vida diária que não envolvem a câmera ou o microfone do seu telefone, o que proporciona a terceiros uma visão tão abrangente de você”.

 

 

Fonte: Olhar Digital ||

COMPATILHAR: