Uma explosão no interior de um túnel de minas de carvão deixou um total de 21 mineiros mortos no centro da Colômbia, uma das piores tragédias dos últimos anos em um país com frequentes acidentes desse tipo – informaram autoridades locais nesta quinta-feira (16).

Lamentavelmente, 21 pessoas morreram neste acidente trágico em Sutatausa“, município do departamento de Cundinamarca, escreveu o presidente colombiano, Gustavo Petro, no Twitter.

A explosão ocorreu na noite de terça-feira (14) dentro de um túnel de mina de carvão nesse município do departamento de Cundinamarca, cerca de 75 quilômetros ao norte de Bogotá.

As equipes de resgate encontraram outros 11 corpos sem vida na quarta-feira.

Hoje, o governador do departamento de Cundinamarca, Nicolás García, deu as buscas por encerradas. “Infelizmente, não há mais ninguém com vida, nossos corações estão arrasados“, tuitou.

Deslizamentos de terra que bloqueavam a passagem nas galerias dificultaram os trabalhos de resgate de dezenas de socorristas nos túneis de seis minas interconectadas que desabaram na explosão de terça-feira.

O saldo final de 21 mortos faz dessa tragédia uma das piores dos últimos anos na Colômbia, que registrou mais de 1.200 desastres deste tipo entre 2011 e 2022.

A licença de exploração da empresa colombiana Minminer, que opera nos túneis onde ocorreu a emergência, foi suspensa “enquanto prosseguem todos os processos de investigação“, disse o prefeito de Sutatausa, Jaime Arévalo, em entrevista à Blu Radio.

 

Fonte: Estado de Minas

 

COMPATILHAR: