Treze dias após o terremoto que matou mais de 40 mil pessoas na Turquia e na Síria, equipes de resgate turcas encontraram três pessoas vivas nos escombros no sábado (18), embora uma delas, um menino de 12 anos, tenha morrido pouco depois.

Mais de 43 mil pessoas morreram depois que o terremoto de magnitude 7,8 atingiu o sudeste da Turquia e o norte da Síria, o desastre natural mais mortal da região em séculos.

As equipes têm encontrado sobreviventes durante toda a semana, apesar de estarem presos sob os escombros por tanto tempo em um clima gelado. Mas o número de pessoas resgatadas com vida diminuiu para apenas um punhado nos últimos dias.

O ex-jogador de futebol internacional de Gana, Christian Atsu, estava entre os mortos depois que seu empresário confirmou que seu corpo havia sido encontrado sob um prédio desabado em Antakya.

A agência de notícias estatal Anadolu compartilhou imagens de equipes de resgate colocando um homem e uma mulher em macas depois que eles e uma criança passaram 296 horas sob os escombros na mesma cidade.

A agência informou posteriormente que o menino morreu, apesar dos esforços para salvá-lo.

O ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca, compartilhou um vídeo da mulher de 40 anos em um hospital de campanha recebendo tratamento. “Ela está consciente”, tuitou.

Nas últimas horas, um homem de 45 anos também foi resgatado com vida debaixo dos escombros, assim como três pessoas, entre elas uma criança.

Os resgates são recebidos com aplausos e alívio, mas, nos últimos dias, a reação tem sido mais sombria.

O vice-presidente turco, Fuat Oktay, disse que os esforços de resgate continuam em menos de 200 locais, enquanto as equipes de resgate correm contra o tempo para encontrar mais pessoas vivas.

O terremoto, que ocorreu em uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, atingiu áreas povoadas, onde muitos dormiam, em casas que não haviam sido construídas para resistir a vibrações tão fortes do solo.

Autoridades e médicos disseram que 39.672 pessoas morreram na Turquia e 3.688 na Síria desde o terremoto de 6 de fevereiro, elevando o total confirmado para 43.360 vítimas. 

(AFP)

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: