Depois de estudar com afinco o planeta Plutão e suas luas em 2015, a missão New Horizons acaba de quebrar um novo recorde registrando as fotografias mais distantes já tiradas a da Terra.

A New Horizons fotografou os objetos do cinturão de Kuiper: HZ84 e HE85. A fotografia foi tirada no dia 5 de dezembro a uma distância de 6,12 bilhões de quilômetros da Terra.

Objetos do cinturão de Kuiper – 2012 HZ84 à esquerda e 2012 HZ 85 à direita (Foto: Nasa/Divulgação)

No instante da captura, a New Horizons já estava mais longe do que a Voyager 1 quando a missão capturou a famosa foto da Terra chamada Pale Blue Dot (“Pálido Ponto Azul”), que fez parte de uma coleção de 60 fotografias mostrando como é o nosso Sistema Solar. Na época, a Voyager 1 fotografou a Terra a uma distância de aproximadamente 6 bilhões de km, e a New Horizons ultrapassou esta marca.

A Terra vista a 6 bilhões de km pela Voyager 1, fotografia chamada “Pale Blue Dot” (Reprodução: Nasa)

De acordo com a Nasa a New Horizons é a quinta espaçonave a ir além dos planetas do nosso sistema.

A agência espacial começou a estudar o Cinturão com a New Horizons em 2017, e a sonda deve observar de pertinho pelo menos duas dúzias de outros objetos dessa região. As imagens são usadas pelos cientistas com a finalidade de determinar suas formas e propriedades superficiais, e a nave também faz medições quase que contínuas do ambiente incluindo plasma, poeira e gás.

Atualmente em estado de hibernação, a New Horizons será acordada mais uma vez no dia 4 de junho, iniciando os preparativos para que a sonda encontre o MU69. A previsão é que a sonda atinja o objeto transnetuniano e comece a transmitir imagens dali em janeiro de 2019.

 

 

Fonte: Com portais de notícias ||

COMPATILHAR: