O Supermercados BH está limitando a compra de arroz em suas unidades em Belo Horizonte e região metropolitana. Placas com o aviso já estão sendo encontradas pelos clientes em diferentes unidades. Cada pessoa pode adquirir, no máximo, cinco pacotes. A restrição vem após as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, responsável pela produção de 70% de todo o arroz que é consumido no país. Procurado pela reportagem de O Tempo, o Supermercados BH disse que não vai comentar o caso.

O MartMinas também confirmou que está limitando a quantidade de pacotes de arroz que cada cliente pode levar, mas não quis se posicionar oficialmente. A reportagem de O Tempo entrou em contato com outros supermercados, além da Associação Mineira de Supermercados (Amis) para apurar se já existe uma dificuldade na compra de mercadoria.

A reportagem também aguarda retorno da secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas para saber se existe a possibilidade de faltar arroz no Estado.

Nessa terça-feira, o presidente Lula afirmou que pode ser necessário importar arroz para garantir o abastecimento e preço do produto. Os prejuízos para a agricultura do Estado são de R$ 435 milhões, do total de R$ 4,6 bilhões estimados, segundo um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Até o dia 25 de abril, 78,76% da área total semeada no RS, de 900.203 hectares, já haviam sido colhidos nesta safra de 2023/2024. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul terão sim impacto na produção agrícola do Estado, mas ainda é precipitado fazer qualquer previsão de quantitativo e de suas influências em relação ao abastecimento e aos preços.

Fonte: O Tempo

COMPARTILHAR: