A Unidade de Pronto Atendimento de Passos está sobrecarregada. Um dos motivos é o aumento dos casos de dengue. A cidade passa por um surto da doença e só neste ano já possui 864 registros de casos prováveis.

O problema da superlotação foi relatado pelo secretário de Saúde de Passos nas redes sociais. Em entrevista à EPTV, afiliada Globo, Thiago Salum falou sobre a situação da UPA.

“Nós estamos tendo um aumento gradual dos casos notificados de dengue e a população toda do nosso município tem procurado a UPA para atendimento. Então, nós pedimos à população que também esteja procurando a atenção primária. Nós temos 23 unidades de atenção primária na cidade e uma UBS. Não são todos os casos que devem ir até a UPA”, afirmou Thiago Salum.

Ainda de acordo com o secretário, a procura alta procura pela UPA sobrecarregou os funcionários e gerou uma demora no tempo de atendimento. Porém, nenhum paciente ficou sem atendimento. Foram convocados três profissionais para dar suporte à população.

“Sabemos que a dengue, ela pode causar complicações, mas na maioria das pessoas são casos leves. Então esse é o nosso pedido, que as pessoas procurem atendimento nas Unidades de Saúde da Família e na UBS”.

Falta de inseticida

Segundo o município, o inseticida utilizado para o combate às larvas do mosquito não está sendo enviado pelo governo federal desde agosto. Um problema, já que o produto quebra o ciclo de transmissão do mosquito transmissor da dengue.

Nesta quinta-feira, a Prefeitura de Passos começou a testar um novo inseticida comprado por contra própria para extermínio do mosquito Aedes aegypti. O inseticida é uma esperança para os moradores se livrarem do mosquito e para a Secretaria de Saúde, que precisa controlar a proliferação do mosquito.

Fonte: G1 Sul de Minas

COMPATILHAR: