Tornou-se público nessa terça-feira (5), que o Lar São Francisco de Assis (Asilo) pode estar vivendo um surto da gripe H1N1.

O problema teria começado no dia 22 de março, quando o Lar recebeu um interno que passou a apresentar febre alta e precisou ser internado no hospital da cidade. Nos dias seguintes, o asilo chegou a ter 45 internos apresentando febre, sendo que dois foram internados e um deles veio a óbito. Mas não havia confirmação se a febre se tratava de um sintoma da gripe H1N1.

De acordo com nota enviada pelo Lar São Francisco de Assis “Foram tomadas todas as precauções cabíveis para os casos, mas não foi possível confirmar laboratorialmente os casos de H1N1 devido à ausência de material específico no município”.

Os casos agora estão sob controle clínico e a direção do Asilo aguarda a vacinação contra a gripe H1N1, prevista para o fim de abril.

 

Confira a nota da direção do Lar São Francisco de Assis

Secretaria de Saúde

Por meio da Secretaria de Comunicação, a Secretaria de Saúde confirmou dois casos graves de gripe no asilo. Segundo a nota: “Entre os casos de síndrome gripal verificados no asilo, dois foram registrados como síndrome respiratória aguda grave não especificada. Quando os casos foram relatados à Secretaria de Saúde, já não havia mais tempo oportuno para realização dos exames. Por isso, é impossível afirmar que se trata ou não de H1N1. Mesmo assim, independentemente do exame, todas as medidas de prevenção e de tratamento no asilo foram tomadas, conforme determina Protocolo do Ministério da Saúde. Sendo assim, a situação está sob controle”.

Na tarde dessa terça-feira o jornal entrou em contato com o Secretário de Saúde, Ronam Rodrigues, que estava em Divinópolis para tratar do problema detectado no asilo. Ele afirmou que a distribuição de kits e vacinas é feita pelo Estado e que o período de vacinação está previsto para o fim de abril, mas que se forem entregues vacinas antes desse prazo, Formiga fará todo o esforço possível para recebe-las e antecipar  campanha de vacinação.

COMPATILHAR: