Está tramitando na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2.127/22, que determina que o Sistema Único de Saúde (SUS) passe a fazer diagnóstico, tratamento e reabilitação das alterações decorrentes da perda total do olfato (anosmia) ou parcial (hiposmia).

“Com a pandemia de Covid-19, as pessoas prestaram mais atenção ao olfato”, observou o autor da proposta, deputado federal Otto Alencar Filho (PSD-BA). “A perda do olfato é um dos sintomas daquela doença, e não são raros os casos de pacientes que levam meses e até anos para a retomada desse sentido”.

“É importante ressaltar que pessoas acometidas pela perda do olfato encontram dificuldades em situações corriqueiras, como na deterioração de alimentos e nos vazamentos de gás, entre outras. “Essas eventualidades podem colocar em risco a integridade física ou prejudicar ainda mais a saúde”, continuou o parlamentar.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovado sem recurso contrário, poderá seguir diretamente para análise do Senado.

Fonte: Hoje em Dia

 

COMPATILHAR: