Uma grande massa de ar seco ainda vai predominar em grande parte do país nesta segunda-feira (17). De acordo com o Instituto Climatempo, este sistema, no momento, funciona como um bloqueio atmosférico, ou seja, impedindo que nuvens carregadas se formem ou que novas frentes frias avancem.

Em Formiga o tempo segue firme. As temperaturas continuarão amenas com tardes quentes e madrugadas menos geladas. Nas horas mais quentes do dia, os níveis de umidade relativa do ar ainda vão ficar baixos.

A névoa seca que tem mudado a paisagem formiguense no início das manhãs, também prevalecerá nesta semana.

Chegada do inverno

O feriado prolongado desta quinta-feira (20 – Corpus Christi) vai coincidir com o início do inverno na sexta-feira (21) e também com o início do rompimento do bloqueio da passagem de uma grande frente fria.

Segundo o Climatempo, a passagem desta frente fria vai causar chuva e queda da temperatura principalmente no Sul do Brasil, mas algumas áreas do Sudeste e o Mato Grosso do Sul também terão um pouco de chuva e diminuição do calor.  Poderão ocorrer precipitações em diversas áreas do estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e na Zona da Mata Mineira. Nas demais áreas haverá predomínio de sol e calor.

Na sexta-feira, primeiro dia do inverno, quase toda a Região Sudeste tem muito sol. A entrada do ar frio de origem polar deixa a temperatura amena no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e no Sul de Minas.

No fim de semana (22 e 23), o sol predomina no Sudeste. Tem previsão de muitas nuvens e chuviscos só no Espírito Santo, no Vale do Rio do Doce e no Vale do Jequitinhonha. O calor diminui nestas regiões.

Confira a previsão para Formiga:

Segunda-feira (17): Sol com algumas nuvens, não chove. Variação: ↓ 14°C – ↑28°C
Terça-feira (18): Sol com algumas nuvens, não chove. Variação: ↓ 13°C – ↑27°C
Quarta-feira (19): Sol com algumas nuvens, não chove. Variação: ↓ 14°C – ↑26°C
Quinta-feira (20): Sol com algumas nuvens, não chove. Variação: ↓ 14°C – ↑27°C
Sexta-feira (21): Sol com algumas nuvens, não chove. Variação: ↓ 15°C – ↑27°C

COMPATILHAR: