Redação Últimas Notícias 

Os últimos dias foram marcados pela diminuição da umidade relativa do ar. Em Formiga a umidade ficou abaixo dos 40%. O fenômeno é ocasionado por uma massa de ar seco que atua sobre o país.

De acordo com o Instituto Climatempo, a massa de ar seco se intensificará sobre a região Sudeste nos próximos dias e provocará uma diminuição acentuada na úmida do ar. O centro desta massa de ar se desloca justamente para o Sudeste nesta quinta-feira (13) e deve permanecer sobre a região pelo menos até a próxima segunda-feira (17)”, informa o instituto.

Sem chuva

Praticamente toda a região Sudeste tem uma quinta-feira com muito sol e pouca nebulosidade, sem condições para chuva. A sexta-feira (14) e o fim de semana também serão com muito sol.

Em Formiga as temperaturas irão subir gradativamente e deverá chegar a 30°C nesta sexta-feira (14).  A semana que começou muito fria termina com tardes quentes e madrugadas muito menos geladas. A umidade relativa do ar chegará a 30%.

De acordo com o Climatempo, o clima mais quente prevalecerá até segunda-feira. (Confira a previsão abaixo).

 O inverno de 2019 começa oficialmente no dia 21 deste mês às 12h54 pelo horário de Brasília.

 Alerta

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal a úmida do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%. Quando o nível cai para menos de 30%, os prejuízos para a saúde se tornam mais evidentes.

Entres os problemas, podem ocorrer dores de cabeça, complicações alérgicas, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos que ficam vermelhos e congestionados, ressecamento da pele, cansaço.

Para se prevenir, a recomendação de especialistas é manter o corpo sempre bem hidratado. É importante beber bastante água, mesmo sem sentir sede.

Confira outras dicas

1 – Aplicar soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;

2 – Evitar a prática de exercícios físicos entre 10h e 16 h;

3 – Usar produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de deitar;

4 – Colocar chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol;

5 – Importante umidificar os ambientes colocando toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos aposentos, principalmente nos quartos de dormir;

6 – Evitar aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado, pois o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções oportunistas das vias aéreas;

7 – Não queime lixo nem provoque queimadas. Fumaça e calor pioram ainda mais a qualidade do ar que respiramos.

Previsão para Formiga:

Quinta – feira (13): Sol com algumas nuvens, não chove. Variação: ↓14°C – ↑29°C
Sexta – feira (14): Sol com algumas nuvens, não chove. Variação: ↓15°C – ↑30°C
Sábado (15): Sol com algumas nuvens, não chove. Variação: ↓14°C – ↑29°C
Domingo (16): Sol com algumas nuvens, não chove. Variação: ↓15°C – ↑29°C
Segunda – feira (17): Sol com algumas nuvens, não chove. Variação: ↓14°C – ↑28°C

 

 

COMPATILHAR: