A dica de leitura desta semana é o livro “Um lugar bem longe daqui”. O premiado romance da autora Delia Owens é um envolvente mistério a ser desvendado.

O projeto “No Meio do Caminho Tem um Livro” é realizado pelas três Bibliotecas Públicas de Formiga.

Por anos, boatos sobre Kya Clark, a “Menina do Brejo”, assombraram Barkley Cove, uma calma cidade costeira da Carolina do Norte. Kya tem seis anos quando sua mãe deixa a cabana onde moram no brejo, após algumas semanas os irmãos mais velhos se vão. Jodie é o último a partir, e promete voltar. No entanto, ela viveu algum tempo na companhia negligente e por vez brutal do pai, que acabou também por deixá-la. Um alcóolatra violento e conturbado. Todos se vão, menos a pequena Kya.

Ela não é o que todos dizem, sensata e inteligente, Kya sobreviveu por anos sozinha no pântano que chama de lar, relegada a viver e sobreviver sozinha, uma vez que o pai não faz nem o mínimo para ajudá-la, aprende com o brejo a como fazer isso. Os anos se passam e seu conhecimento sobre aquele pedaço da natureza se expande, mas o brejo não pode protegê-la do mundo para sempre.

O preconceito que varre aquele cantinho do mundo com sua vivência distante da “civilização”, ambientado nos anos 60 e 70 é desesperador e realista. Com exceção de Pulinho, dono de um posto de abastecimento, e sua esposa Mabel, Kya não conhece nada além de olhares ranzinzas e comentários perturbadores de quem vive ali. “Galinha do brejo, ratinho do pântano” gritaram as meninas da escola, dentro do ônibus no seu primeiro dia de aula…

Anos se passam, dois jovens da cidade, Tate e Chelsea, ficam intrigados com sua beleza selvagem, Kya se permite experimentar uma nova vida, viver o presente, conhecer coisas novas.

Até que o impensável acontece e um deles é encontrado morto… kya vai presa. Ser jogada atrás das grades sem direito a fiança, deixa claro o quanto ela estava sozinha.

Um Lugar Bem Longe Daqui é uma linda história, que acompanha a solidão de uma garota até sua vida adulta, com a companhia de um brejo que nunca vai deixá-la como as pessoas deixaram.
Como será o final desta emocionante história? Culpada ou inocente?  Ficou curioso?

 A Biblioteca Osório Garcia, situada a Rua Alfa, 59, no Bairro Ouro Negro, com um acervo literário diversificado, tem à disposição para empréstimo várias obras, com leitura agradável e interessante. Venham conferir e curtir nossa dica da semana.

Fonte: Bibliotecas Públicas

Foto: divulgação biblioteca pública

 

Comentários
COMPATILHAR: