Um programa de estudos de doença pulmonar obstrutiva do norte da Suécia acompanhou 248 crianças que tinham asma entre 7 e 8 anos de idade e descobriu que, aos 19 anos de idade, 21% não tinham apresentado dificuldade para respirar nem relatado a necessidade de usar inaladores nos últimos três anos. As descobertas estão publicadas no periódico Pediatrics.
Segundo o estudo, os meninos estão mais propensos a se livrarem dos sintomas já na adolescência. Entre os garotos, 26% não tinham mais asma em comparação com 14% das garotas. Os motivos não estão claros, mas é possível que estejam relacionados a fatores hormonais da adolescência, afirmou o médico que liderou o estudo, Martin Andersson.
A remissão também foi menos comum entre crianças que tinham um tipo grave de asma e entre as que eram alérgicas ao pelo de animais como cachorros e gatos, embora muitas crianças com essas características também não apresentavam mais a doença. Entre as crianças que tinham asma grave e alergia ao pelo de animais, 18% não apresentavam asma aos 19 anos.
Uma área que precisa ser mais estudada é a que compreende a relação entre a posse de animais com pelos e as crianças asmáticas, afirmou Andersson. Por exemplo, descobrir se exposições desse tipo geram algum impacto no prognóstico, completou.
Os pesquisadores observaram que os sintomas poderiam retornar e por isso a asma foi considerada como em remissão, no lugar de curada.

COMPATILHAR: