A Unidade Municipal de Cadastramento do Incra em Formiga voltou ao funcionamento normal na semana passada, após um período de recesso para o treinamento do servidor Gustavo Aloísio Meneses Torres.
?O curso foi bastante produtivo, proporcionando conhecimentos a respeito do Serviço Nacional de Cadastro Rural (SNCR), consultas e emissão de Certificado de Cadastro Rural (CCIR). A próxima etapa do curso para nivelamento tem grandes possibilidades de ser realizado em Formiga, o que demonstra o carinho especial para com o município em função dos trabalhos realizados e da seriedade com que é conduzida a UMC?, contou Gustavo Torres.
Em breve, a servidora Elaine Maria da Cunha também será treinada como ajudante para os trabalhos com a UMC/Formiga.
UMC e SNCR
A Unidade Municipal de Cadastramento tem como objetivo atender aos proprietários rurais de maneira equalizada, servindo como um ?braço avançado do Incra? no município junto ao produtor rural, como definiu o superintendente da instituição, Benedito Terceiro.
O Serviço Nacional de Cadastramento Rural (SNCR) é um sistema de informação criado por meio da Lei nº 5.868/72, em que todos os imóveis rurais do país, assim como seus detentores e usuários, devem estar cadastrados.
A prova da regularidade de cadastro do imóvel rural junto ao INCRA é o Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR), que conforme a Lei nº 9.947/66, deve ser apresentado nos Cartórios ? tanto de Notas quanto de Registros ? nos atos de lavratura e registro de transmissão, desmembramento e divisão. É exigido também nos casos de homologação judicial de partilha e nos casos de financiamento ? junto aos estabelecimentos bancários oficiais ? que envolva o imóvel rural.

COMPATILHAR: