Os alunos do 7º período do curso de Biomedicina do Unifor-MG realizam o evento “Saúde na Escola”, na manhã do dia 9 de abril na Escola Municipal Arlindo de Mello. A atividade faz parte da disciplina de Extensão V, onde os discentes são orientados pela Professora Doutora Lília Rosário Ribeiro.

Foram ministradas palestras relacionadas à área da saúde, que foram planejadas de acordo com os conteúdos que são abordados dentro do componente curricular de Ciências do 6° ao 9° ano e de acordo com a faixa etária dos estudantes da escola.

Para os alunos do 6° e 7° ano do Ensino Fundamental, foram ministradas palestras sobre dengue, a importância da vacinação e hipertensão. Para as turmas do 8° e 9° anos, os temas foram câncer de pele, adolescência e sexualidade, métodos contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis. A ação contou com a participação de mais de 100 estudantes da escola que puderam interagir com os graduandos em Biomedicina por meio de perguntas de seu interesse sobre cada assunto.

O evento promoveu diversas atividades práticas tais como a observação dos estágios evolutivos do mosquito transmissor da dengue, observação dos pernilongos macho e fêmea ao microscópio, manuseio de uma peça anatômica acrílica de coração humano e um coração de suíno, e conhecimento dos diferentes tipos de protetores solares.

Os graduandos de Biomedicina apresentaram aos estudantes do 8° e 9° ano um kit de planejamento familiar contendo diferentes métodos contraceptivos, incluindo DIU (dispositivo intrauterino), diafragma, preservativos feminino e masculino, anel vaginal e contraceptivos orais, no intuito de levar informações sobre os métodos que previnem a gravidez indesejada e a ocorrência de infecções sexualmente transmissíveis.

Segundo a Professora Doutora Lília Rosário Ribeiro, “a extensão universitária é fundamental para os graduandos de Biomedicina, pois oferece oportunidades de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula em situações reais. Isso permite o desenvolvimento de habilidades práticas, o aprimoramento do pensamento crítico e a vivência de experiências que complementam a formação acadêmica. Além disso, a participação em projetos de extensão proporciona uma visão mais ampla dos desafios enfrentados pela sociedade na área da saúde, promovendo um engajamento social e uma compreensão mais profunda do papel do biomédico na comunidade“.

A Extensão universitária é uma atividade acadêmica que busca promover a interação entre a universidade e a sociedade, aplicando os conhecimentos gerados na instituição para resolver problemas reais e contribuir para o desenvolvimento social, cultural, econômico ou ambiental. Seus principais objetivos incluem a troca de conhecimento entre a universidade e a comunidade, a promoção da cidadania, o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes, e a melhoria da qualidade de vida da população.

Fonte: Unifor-MG

Foto: Divulgação/Unifor-MG

Foto: Divulgação/Unifor-MG

Foto: Divulgação/Unifor-MG

COMPATILHAR: