O Circuito de Palestras na Engenharia e Arquitetura “Como economizar produzindo sua própria energia elétrica” foi promovido no Salão de Eventos “Professor Walmor de Borba” na segunda-feira (6). O evento é uma iniciativa da coordenação do curso de Engenharia de Produção, por intermédio do Núcleo de Engenharia Aplicada (NEA) e do Crea-JR.

De acordo com o professor Marcelo Carvalho Ramos, a atividade teve como objetivo promover a integração do conhecimento entre os discentes de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Formiga.

O docente é coordenador do curso de Engenharia de Produção e presidente do NEA. Ele destacou que o Circuito de Palestras tem como meta tornar os alunos mais qualificados para o mercado de trabalho.

A coordenadora geral do Crea-JR, Daniele dos Santos, discente do 6o Período de Engenharia de Produção, afirmou que o Conselho promove o conhecimento para os futuros engenheiros, com palestras, minicursos e visitas técnicas. Ela falou ainda sobre os vários planos para o próximo ano, com palestras, minicursos e visitas, além de ações sociais.

Na oportunidade, foi realizada a palestra com o engenheiro elétrico Gabriel Luiz Silva Teixeira, da empresa Derivar Engenharia e Consultoria Eireli. Ele é graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal de Minas Gerais campus Formiga (2014) e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela PUC-Minas (2017).

O palestrante falou sobre a eficiência energética, aliada ao custo e ao impacto ambiental em projetos de energia elétrica fotovoltaica. Ele contou que o sistema está crescendo com projetos em Formiga e na região. O profissional explicou que a tecnologia existe há trinta anos, mas o preço era alto e agora está acessível.

 

Fonte: Unifor-MG||

COMPATILHAR: