O UNIFOR-MG promoveu, nos dias 15 e 16 de junho, o V Workshop de Química. O evento foi organizado pela coordenadora dos cursos de Ciências Biológicas, Matemática e Química do Centro Universitário, Profa. Ms. Lília Rosário Ribeiro, e contou com a presença de representantes, coordenadores, professores e alunos da Instituição, além de convidados.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão; pela coordenadora geral de Graduação, Profa. Ms. Rachel de Castro Eduardo Matias; e pela coordenadora Profa. Ms. Lília Rosário Ribeiro. Todos os representantes se manifestaram quanto à importância do encontro e salientaram a efetiva participação dos alunos.

Após a abertura, uma palestra sobre mitos e fatos relacionados ao Aquecimento Global foi proferida pelo Prof. Dr. Leyser Rodrigues de Oliveira, coordenador dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo do UNIFOR-MG. Em seguida, a Profa. Dra. Valéria Peruca de Melo, que leciona no Centro Universitário, falou sobre a Importância da Química no Tratamento de Água.

O encerramento foi feito na terça-feira, dia 16, com duas explanações. A primeira abordou o tema A Química Computacional nas Ciências Médicas e foi feita pelo Prof. PhD. Teodorico de Castro Ramalho, pesquisador da UFLA (Universidade Federal de Lavras/MG). A segunda palestra, proferida pelo Prof. Dr. Frederico Garcia Pinto, do UNIFOR-MG, tratou de Espectrometria de Massas com Plasma Indutivamente Acoplado: potencialidades e aplicações.

Todas as apresentações foram realizadas no Salão Nobre do UNIFOR-MG ?Eunézimo Lima?.

Palavra da coordenadora
A organizadora do evento, Profa. Ms. Lília, explica o que é a Química e como podemos percebê-la no dia-a-dia. ?A Química é uma ciência presente em todas as áreas de conhecimento. Ela está presente, ativamente, em vários setores da modernidade, como os combustíveis, plásticos, tintas, saúde, alimentos, petroquímica, corantes, adesivos, bebidas e materiais de limpeza. Por reconhecer a importância do profissional que se dedica a ensinar ou trabalhar diretamente nessa área tão importante, a coordenação do curso de Química do UNIFOR-MG realizou, pelo 5° ano consecutivo, o Workshop de Química. O evento foi um sucesso, os palestrantes foram muito objetivos e utilizaram uma linguagem acessível a todo o público presente, abordando temas relevantes e aplicáveis à nossa realidade?, conta.

COMPATILHAR: