A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos setores de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, divulgou o cronograma da campanha de vacinação antirrábica (raiva) no perímetro urbano de Formiga.

Os tutores que tiverem cães e gatos devem ficar atentos as datas, locais e aos horários (veja tabela abaixo) para que os pets não fiquem sem a vacina, uma vez que ela é a única forma de prevenir contra o vírus da raiva.

Segundo a Nota Informativa Nº 30/2021-CGZV/DEIDT/SVS/MS, que dispõe das informações complementares às Secretarias Estaduais de Saúde referentes à vacina contra raiva animal para Campanha de Vacinação Antirrábica Canina no ano de 2021, o animal deverá ser vacinado a partir dos três meses de idade.

Não há contraindicação para fêmeas grávidas (prenhes) ou em lactação. Estes animais deverão ser manipulados com cuidado evitando estresse.

Outras informações sobre a campanha de imunização podem ser obtidas pelo telefone: (37) 3329-1143.

Raiva

Um vírus mortal transmitido para as pessoas pela saliva de animais infectados. Normalmente, a raiva é transmitida por meio da mordida de um animal.

A doença é historicamente uma das mais temidas pela humanidade devido a sua letalidade.

No Brasil, gatos e cães são os principais transmissores. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, salivação excessiva, espasmos musculares, paralisia e confusão mental.

Confira a programação:

Fonte: Decom

COMPATILHAR: