Um caso suspeito da varíola dos macacos está em investigação em Pará de Minas, no Centro-Oeste de Minas. A informação foi confirmada ao portal G1 na tarde deste sábado (25) pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-Minas).

Segundo a pasta, até o momento, os casos suspeitos não têm histórico de deslocamentos ou viagens para o exterior. Dentre os contatos próximos, ainda não há nenhum caso sintomáticoA pessoa com suspeita da doença é moradora de Pará de Minas

A SES-MG informou ainda que finaliza uma Nota Orientativa aos municípios sobre a identificação dos casos e coleta de amostras para análise pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Todos os dados clínicos também estão em análise pela equipe técnica da SES-MG e do Ministério da Saúde para investigação e encerramento dos casos.

“Demais dados quanto aos casos não serão divulgados para preservar a privacidade e individualidade dos pacientes, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP)”.

Primeiro caso suspeito em MG

O primeiro casos suspeito em Minas foi inevestigado em Uberlândia, mas foi descartado. 

Até o momento no estado, seis casos foram descartados laboratorialmente e três estão em investigação.

Orientação aos municípios

Para o diagnóstico laboratorial, a SES-MG orientou aos municípios a coleta de amostras para análise pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Todos os dados clínicos também estão em análise pela equipe técnica da SES-MG e do Ministério da Saúde para investigação e encerramento dos casos.

Fonte: G1

COMPATILHAR: