Na segunda-feira (20), atendendo a sugestão do presidente da Câmara, vereador Marcelo Fernandes, após a suspensão da reunião plenária, todos os vereadores se dirigiram à sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) Formiga, com o intuito de cobrarem do diretor da autarquia, explicações e justificativas sobre a falta de fornecimento regular de água em diversos bairros da cidade.
Recebidos por Heytor Pimenta, em reunião classificada como amistosa e, de fato proveitosa, as dúvidas levantadas pelos edis foram uma a uma sendo esclarecidas e, ao final da reunião, comprovou-se que a busca de soluções para os problemas agravados ultimamente, em razão das altas temperaturas atualmente registradas na cidade, estão a caminho.
Após um diálogo franco, respeitoso e objetivo, aberto entre as partes, certamente as providências em andamento e as sugeridas, serão adotadas e resultarão em forma mais equilibrada de se dividir equanimemente, os ônus decorrentes da impossibilidade de atender toda a cidade de forma simultânea.
Provavelmente, um sistema de rodízio será implantado ainda nesta semana, cortando de certa forma, o que se trata como privilégio e que beneficia aquelas residências localizadas na parte mais baixa (topograficamente) do município.
Durante a reunião, o diretor mostrou aos vereadores dados que exemplificam as principais causas do desabastecimento atual, que, frisou ele, se agravou com a onda de calor na região, pelo aumento do consumo e desperdício excessivo de água. Isto acaba prejudicando a disponibilidade do líquido, nas regiões mais elevadas, pois “o que se gasta cá embaixo, falta lá em cima!”
Heytor, inclusive, lembrou das residências que, mesmo estando construídas ao lado dos reservatórios, sofrem com o problema. A falta de pressão nas adutoras ocorre sempre que o consumo aumenta nas partes mais baixas da cidade e mesmo que alguns consumidores residam ao lado de reservatórios, (que nunca se completam), ficam sem o líquido que a eles deveria ser fornecido.
Outra questão levantada pelo diretor se refere aos muitos munícipes que possuem um ou mais reservatórios de reserva, instalados na parte inferior das residências (quintais), para, posteriormente, terem a água bombeada para o reservatório principal. O ideal seria, conforme explicou Heitor, a instalação de um reservatório com capacidade de 250 L diários por morador da residência. Exemplo: 4 moradores= 250 L X 4 = 1000 L.
Ele informou ainda que a média de consumo nacional é de 150 L/ pessoa/dia, mas que, aqui em Formiga, a média ultrapassa os 300 L/pessoa/ dia, comprovando assim, a afirmativa anterior de consumo excessivo.
Soluções propostas:
Em clima de harmonia e atestando que a vontade de todos os participantes era a de chegar-se a um consenso que trouxesse bons resultados, mais alívio para a população, discutiu-se sobre fórmulas que de imediato auxiliassem no atendimento mais equilibrado para a distribuição de água tratada para toda a população.
Como solução a ser implantada em curto prazo, o diretor afirmou que além da autarquia contar com três caminhões pipa (um recém restaurado), existe ainda um registro de preço de empresa terceirizada que poderá ser acionada para aumentar o número de veículos, caso necessário. Ressaltou ainda que esta medida pode logo se tornar efetiva, porém, como paliativa e temporária.
De acordo com o Saae, outra providência que está em andamento e sendo estudada pelo corpo técnico, será, a já mencionada implantação de um plano de rodízio no fornecimento do abastecimento de água entre os bairros. Isto se dará juntamente com a divulgação prévia e com campanhas convidando a população a economizar água, de forma a igualar os abastecimentos nas partes mais altas da cidade com a região conhecida como central.
Outras medidas que estão (estarão) sendo implementadas gradualmente, como:
*a instalação de backup (16/11/2023) e novos motores (22/11/2023) na estação elevatória de água da sonda, que transporta água para os bairros da região do Novo Horizonte. (backup= motor e bomba de recalque instalados e prontos para entrar em funcionamento tão logo haja algum problema com a principal).
* a implementação de backup e novos conjuntos moto-bombas (23/11/2023) na estação elevatória de água do Rosário 2.
* construção de novas redes de distribuição nas regiões mais altas como Alto da Praia (16/11/2023) e Novo Santo Antônio (previsto para 01/12/2023)
* perfuração de novo poço artesiano no Residencial dos Lagos (23/10/2023) e instalação de novo reservatório no bairro (previsto para dezembro/2023)
* Instalação da telemetria para monitoramento remoto dos reservatórios e poços artesianos (conclusão para 2024)
Solução proposta que depende da ajuda dos vereadores (destinação de verbas parlamentares):
Além de todo esforço realizado pela autarquia, a estrutura de saneamento, tratamento e distribuição de água para abastecimento do Saae, é muito antiga e demanda ainda de altos investimentos para alcançar os níveis ideais.
O diretor salientou ainda que o envio de emendas parlamentares conseguidas pelos vereadores, junto a deputados e senadores, será muito bem-vindo para auxiliar na implantação de melhorias necessárias, como no caso de reforma ou aquisição de novos filtros da ETA. Lembrou o diretor que isto, recebimento d e verbas parlamentares, nunca ocorreu na história da autarquia.
Foi comentado também sobre as condições (péssimas) da rede de captação, adução, e distribuição, que foi construída há décadas, sofrendo é claro, todos os problemas pertinentes à idade. Como exemplo citou-se a instalação da Sonda, que atende boa parte da cidade e que foi inaugurada em 1944. (há 80 anos).
Faça a sua parte e ajude a todos!
Algumas dicas importantes:
*Instale reservatório adequado para sua residência: Calcula-se o mínimo de 250 L para cada morador;
*Não lave ruas e calçadas! Ao lavar cômodos e veículos, utilize balde;
*Acumule roupas sujas até a capacidade máxima, na máquina de lavar;
*Utilize águas cinza (de máquina de lavar), para lavar terreiros e quintais;
*Tome banhos rápidos e feche a torneira ao ensaboar;
*Se o reservatório ficar em local alto e a água chega sem pressão, instale outro reservatório na parte inferior da residência e bombeie para o reservatório superior.
O Saae/Formiga está trabalhando diariamente para melhorar o abastecimento nos bairros mais altos da cidade, porém necessita também da cooperação dos consumidores.

divulgação

Foto: divulgação Câmara

Foto: divulgação Câmara