A Administração Municipal, por meio do Banco de Alimento de Formiga, que é ligado à Secretaria de Desenvolvimento Humano, participou em Brasília, de 6 a 8 de novembro, do 3º Encontro Nacional de Bancos de Alimentos promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

O encontro, que foi realizado no Teatro “Sesc Garagem”, teve como objetivos promover a discussão sobre o panorama atual e os desafios na reestruturação da Rede Brasileira de Banco de Alimentos (RBBA), o fortalecimento da qualificação dos Bancos de Alimentos, o estímulo a ações de combate à fome e ao desperdício de alimentos no país, o fomento a ações educativas voltadas à promoção da alimentação adequada e saudável, além do incentivo a políticas e ações públicas que tenham interface com os Bancos de Alimentos.

O evento contou com a participação do Ministro Wellington Dias, que assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen).

A parceria vai garantir suporte técnico para orientar processos de implantação e de modernização dos Bancos de Alimentos nas Centrais de Abastecimento (Ceasas), auxiliando as políticas públicas de combate à fome a serem executadas em âmbito nacional.

Também participaram do encontro, presidentes, diretores e coordenadores de Bancos de Alimentos de todas as regiões do Brasil, secretários municipais, presidentes das Ceasa estaduais, gerentes do Mesa Brasil Sesc de diversos estados e servidores do MDS.

Durante o encontro foi realizada uma Mesa de Diálogo com o tema: Redes Regionais de Bancos de Alimentos, na qual foram apresentadas as experiências exitosas de Minas Gerais, sendo:

  • Rede Metropolitana de Bancos de Alimentos (REBA-RMBH) apresentada por Luciana Vacari, do Mesa Brasil Sesc de BH;
  • Rede de Bancos de Alimentos das Regiões Centro Oeste e Sul de Minas (Rede BARCOS-MG), apresentada por Gelva Reis, do Banco de Alimentos de Pompéu e;
  • Rede Mineira de Bancos de Alimentos (RMGBA), apresentada por Anuar Teodoro, do Banco Municipal de Alimentos de Formiga.

 

Fonte: Decom

 

COMPARTILHAR: