O Governo de Minas Gerais anunciou que decretará, nos próximos dias, “Emergência de Saúde” em decorrência das arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela).

Em Formiga, o trabalho de combate ao mosquito vetor, o Aedes aegypti, é realizado constantemente pela Secretaria de Saúde. Neste início de ano, as equipes do Setor de Endemias já desenvolveram diversas ações.

Atenta ao cenário epidemiológico, a prefeita em exercício, Adriana Prado, determinou que um Plano de Ação seja rapidamente elaborado para intensificar as atividades de conscientização e combate ao mosquito vetor.

Na tarde desta quarta-feira (24), foi realizada uma importante reunião, na qual a Ouvidoria Municipal, a Diretoria de Comunicação, e os Setores de Endemias e Epidemiologia alinharam quais serão os principais trabalhos desenvolvidos nos próximos dias. As ações de combate serão realizadas em conjunto com diversas secretarias da Administração Municipal.

Na próxima semana será divulgado o resultado do primeiro LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti) de 2024, que já está na fase final. Até o momento, os números referentes às três primeiras semanas do ano apontam que em Formiga já foram notificados 140 casos suspeitos de dengue e 26 casos suspeitos de chikungunya.

Fonte: Decom

 

 

COMPARTILHAR: