Na tarde dessa quarta-feira (24), a 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Formiga foi acionada para combater um incêndio em pastagens, à rua Alamanda, bairro Balbino Ribeiro, que se alastrava para dentro da área de pasto e que poderia atingir uma mata ciliar.
O Corpo de Bombeiros, juntou com dois civis, que já estavam no combate às chamas, que se alastravam rapidamente. Munidos de sopradores, abafadores e bomba costal, gastaram mais de 2 horas para debelar as chamas e eliminar os riscos que ofereciam.
As chama consumiram 3,2 hectares de área de pastagens, o que, nessa época do ano, dificulta a alimentação do gado. Não foi possível determinar a causa do incêndio, podendo ser intencional ou brincadeiras de crianças.
Os bombeiros destacam algumas medidas que podem evitar o início de focos de incêndios e a dispersão do fogo pela vegetação:
* Sempre capinar em volta e tirar o mato do local onde for fazer uma fogueira ou colocar velas;
* Ao abandonar uma fogueira, apagar com água ou terra;
* Manter fósforos e isqueiros fora do alcance das crianças;
* Fazer aceiros ao redor de casas, currais, celeiros, armazéns, galpões etc.;
* Manter os aceiros sempre bem roçados;
* Optar, sempre que possível, por estratégias alternativas ao uso do fogo, como roçado manual ou por máquinas e plantio direto;
* Se for fazer uma queimada controlada, fazer no fim da tarde ou de manhã cedo e com a autorização dos órgãos competentes.
Seguindo essas orientações, poderemos impedir que os incêndios florestais tragam danos e prejuízos, preservando vidas e patrimônios.
Fonte: Corpo de Bombeiros