O Estereoplotter de Projeção Kelsh – 1960
Estereoplotter de projeção Kelsh (1960) era um sistema automático de entrada de dados digitais usado em conjunto com a plotadora fotogramétrica. O estereografador exigiu duas fotografias aéreas com sobreposição considerável (60%).
As fotos são colocadas em mídia transparente e projetadas com uma fonte de luz. Cada imagem será projetada sobreposta à outra. O operador, usando um conjunto especial de óptica, veria então a imagem como tridimensional devido às diferentes perspectivas de cada foto. O estereógrafo pode então ser usado para determinar elevações e traçar linhas de contorno em mapas topográficos com base em medições da mudança aparente na posição de uma característica nas duas fotografias estéreo; as informações pictóricas podem então ser convertidas em dados digitais para entrada do computador.
Este equipamento foi desenvolvido em um programa de pesquisa para o Departamento de Rodovias do Estado de Ohio, Columbus, Ohio, pelo Battelle Memorial Institute. Era uma ferramenta padrão de engenharia rodoviária, usada para fazer muitas medições a partir de fotografias aéreas que antes precisavam ser feitas em campo por equipes de pesquisa.
O dispositivo de gravação de dados (esquerda), quando utilizado com o estereoplotter, possibilita o registro automático de medições em cartões perfurados na unidade de cartões perfurados IBM (direita).
Livre adaptação pessoal de diversos sítios da internet.

Foto: Boller and Chivens