Para driblar alta no preço dos alimentos que vem assustando o consumidor brasileiro e forçando a busca por alternativas para fugir dos altos valores, compras em mercados de bairro e feiras também crescem.
A pesquisa mostra que o aumento dos preços dos alimentos é um dos grandes vilões do orçamento das famílias brasileiras, que estão recorrendo aos atacadistas para driblar a carestia.
O movimento foi capturado pela pesquisa da Brazil Panels Consultoria, em parceria com a Behavior Insights. Segundo o levantamento, 41,8% dos brasileiros passaram a comprar alimentos em redes atacadistas para evitar preços maiores.
O estudo também mostrou que o custo de vida aumentou nos últimos 12 meses para 95,1% dos entrevistados. Apenas 3% consideram que os preços permaneceram estáveis e 1,9% percebem uma redução. O setor de alimentação é o que sofre maior pressão.
A percepção de aceleração no aumento dos preços também é elevada na pesquisa. Para 97,2% dos consumidores, os valores dos alimentos subiram aceleradamente, tornando a inflação uma preocupação cotidiana.
Outras mudanças de comportamento foram observadas na pesquisa: mercados de bairro passaram a ser mais utilizados pelos consumidores (17,4%) e as feiras de rua tiveram maior procura dos entrevistados (5,4%).
A longo prazo, nos próximos 12 meses, os resultados da pesquisa apontam para um cenário onde 65,9% dos brasileiros acreditam que o custo de vida continuará aumentando, enquanto 23% esperam que os preços subam, para 8% os valores ficarão estáveis e 3,1% consideram que haverá redução.
Uma solução possível para os entrevistados seria a diminuição dos impostos sobre produtos básicos — 61,6% acreditam que uma medida como essa poderia reduzir os preços.