Na manhã dessa terça-feira (13), em Belo Horizonte, a Policia Militar inaugurou novo Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe). Segundo o governo de Minas, o batalhão tem a missão de assegurar o policiamento preventivo e repressivo em eventos de grande porte no estado, como jogos de futebol, shows e atividades culturais, seguindo um planejamento estratégico específico.
O Bepe é instalado dentro do Complexo da Polícia Militar no Bairro Gameleira, Região Oeste da capital, é resultado da reformulação da antiga Companhia de Polícia Militar Independente de Recobrimento e Eventos, que passa a contar com uma maior estrutura. Ainda de acordo com o governo estadual, a mudança também gera transformações administrativas e operacionais, garantindo maior autonomia em áreas como pessoal, inteligência e logística.
A previsão inicial é que o Bepe funcione com 230 militares, mas, segundo o tenente-coronel Josmar Henrique Garcia, já há estudos para que o efetivo seja aumentado. “Na verdade, a gente vai iniciar a operação com 230. Vamos trabalhar em vários eventos e, conforme a demanda for chegando, a gente vai fazendo essa análise e vai incrementando o efetivo” afirma.
O Bepe já estará trabalhando no clássico entre Cruzeiro e Atlético que acontecerá no próximo domingo (18), no Mineirão. Segundo a Polícia Militar, o batalhão de choque continua atuando na segurança interna do estádio e o Bepe estará trabalhando nos portões e perímetro imediato do Mineirão.
Fonte: Estado de Minas