O vice-prefeito de Campo Belo (MG), Frederico de Bastos Cambraia (Avante), entregou na última reunião ordinária da Câmara Municipal que aconteceu nessa segunda-feira (19), sua carta de renúncia ao cargo. O documento foi protocolado e lido em plenário pelo secretário da casa, vereador Gustavo Protasio (Republicanos). A renúncia ocorre após um episódio anterior em que Frederico havia anunciado a intenção de deixar o cargo, mas, posteriormente, recuou da decisão. Na ocasião, o anúncio gerou repercussão na cidade e entre agentes políticos, mas não chegou a ser formalizado.
Segundo o presidente da Câmara, Luciano Alvarenga (Mobiliza), a renúncia foi aceita com base no artigo 94 da Lei Orgânica do município, que determina que esse tipo de ato não admite recurso.
A Prefeitura deve ser oficialmente comunicada nesta terça-feira (20), e a saída do vice-prefeito tem efeito imediato.
No documento apresentado, Frederico Cambraia não expõe os motivos que o levaram a deixar o cargo. Quando questionado, ele afirmou apenas que prefere não comentar o ato nesse momento, alegando “motivos íntimos” para decisão.
Com a vacância do cargo, o município seguirá até o fim do mandato, em 2027, sem vice-prefeito. Conforme explicou o presidente da Câmara, em caso de ausência do prefeito Adalberto Lopes (PL), a chefia do Executivo será assumida interinamente por ele próprio, na condição de presidente do Legislativo.
Fonte: G1 Sul de Minas/ Portal Campo Belo