O bilionário Elon Musk se despede, nesta sexta-feira (30) do seu cargo de assessor do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) dos Estados Unidos, responsável por reduzir gastos federais.
O dono da Tesla e da SpaceX tinha um contrato voluntário de 130 dias com a administração americana, que se encerra hoje. Na quarta (28), ele antecipou a saída e agradeceu a Donald Trump.
“Eu gostaria de agradecer ao presidente Donald Trump pela oportunidade de reduzir gastos desnecessários. A missão DOGE só se fortalecerá com o tempo, à medida que se tornar um modo de vida em todo o governo”, afirmou.
Nos seus primeiros meses à frente do governo, Musk liderou o departamento que fez uma série de mudanças. Ao menos 121 mil funcionários federais foram demitidos ou alvo de demissões nos 100 primeiros dias da administração. Milhares aceitaram ofertas de rescisão, segundo a CNN.
O ‘mandato’ de Musk foi cercado de polêmicas, entre declarações e atitudes. A saída do bilionário, apesar de parecer tão próximo do presidente, foi rápida e sem cerimônia.
Nesta sexta-feira (30), está programada uma coletiva de imprensa de Trump e Elon Musk no Salão Oval da Casa Branca. “Este será o último dia dele, mas não exatamente, porque ele estará sempre conosco, nos ajudando em todos os momentos. Elon é incrível! Vejo vocês amanhã na Casa Branca”, afirmou Trump, no Truth Social, nesta quinta (29).
Fonte: Maria Fernanda Ramos/Itatiaia