Produzida em Bambuí, no Centro-Oeste de Minas, a Própolis Verde da Canastra tem se destacado nos mercados japonês e europeu. O produto, que há 39 anos é feito pelo apicultor Cézar Ramos Júnior, chama atenção pela coloração e pelas propriedades farmacológicas.
Cézar contou ao g1 que começou a criar abelhas ainda criança, aos 10 anos, no sítio da família. No início, ele produzia apenas mel e cera. A própolis verde — substância natural fabricada pelas abelhas a partir da seiva de plantas como o alecrim-do-campo e o vassourão-branco — era descartada.
“A própolis não tinha valor comercial e a gente jogava fora. Mas, em 1986, fiz um curso de apicultura na Escola Agrotécnica Federal de Bambuí, e o professor me explicou que ela tinha propriedades farmacológicas e disse para eu não jogar mais”, contou Cézar.
“Uma coisa que chama atenção é que essa é a única própolis do mundo com essa cor. E o único lugar onde existe é em Minas, principalmente aqui no Centro-Oeste e em parte do Sul do estado. Estamos no coração da produção, na região da Serra da Canastra, onde há muito alecrim preservado”, destacou.
Até 2012, toda a produção era artesanal. Com o aumento da procura, Cézar precisou investir na automação.
“Compramos uma máquina que produz 2 mil frascos por hora. Hoje, fornecemos para mais de 30 marcas”, acrescentou.
Em 1995, Cézar convidou o irmão para montar uma empresa e expandir o negócio para o exterior.
“Eu produzia e vendia para pessoas que vinham até minha casa comprar e diziam que levavam para exportar ao Japão. Então, montamos a Natucentro, de produtos naturais do Centro-Oeste, e, em 1999, exportamos o primeiro lote para o Japão e a Itália”, contou.
Desde 2001, Cézar faz viagens frequentes à Ásia, Europa e Estados Unidos. Nessas viagens, além de apresentar seus produtos, também realiza palestras sobre a importância das abelhas para o equilíbrio ambiental e a sustentabilidade mundial.
Atualmente, a empresa exporta a própolis verde para 22 países. Segundo Cézar, são comercializados, por ano, 3,5 milhões de frascos.
Homenagem
O apicultor foi agraciado com a Medalha de Honra Ministro Alysson Paolinelli, uma das mais importantes condecorações concedidas em Minas Gerais. A cerimônia foi neste domingo (29), às 9h30, na Praça Rui Santos, em Bambuí.
A homenagem reconheceu a contribuição de Cézar para o desenvolvimento da agropecuária mineira e nacional.
Fonte: Mariana Gonçalves/G1 Centro Oeste