Qual é a maior raiz de mandioca de Montes Claros, no Norte de Minas, da safra 2025? E a mais pesada? Um concurso promovido pela Emater-MG vai dar estas respostas durante a 51ª Expomontes, que ocorre na próxima sexta-feira (11). Quatro amostras estão concorrendo. A competição é voltada apenas para mandioca de mesa.
As raízes já foram avaliadas por uma comissão julgadora e estão expostas na Feira Regional da Agricultura Familiar de Montes Claros, que faz parte da Expomontes, no parque de exposições da cidade. O resultado será divulgado no local, a partir de 12h.
“A mandioca é um produto que tem um alto consumo na região, mas está sendo pouco cultivado. Nossa intenção é trabalhar com os agricultores para aumentar esse cultivo. É uma cultura muito importante, principalmente aqui na região do Norte de Minas, com escassez hídrica. O concurso é uma forma de promover a atividade”, explica o técnico da Emater-MG em Montes Claros, Antônio Dumont.
Segundo dados da Emater, a região Norte do estado tem uma área de 3 mil hectares produzindo mandioca de mesa. A safra esperada para este ano é de 46 mil toneladas. São aproximadamente 4,8 mil agricultores na atividade.
Além do 1º Concurso de Mandioca, a Emater-MG promove outras atividades durante a Expomontes. Uma delas é a Feira Regional da Agricultura Familiar. São cerca de 50 agricultores que estão expondo e vendendo produtos como mel, derivados da cana, derivados do milho, beiju, requeijão, quitandas, artesanato, doces cristalizados, paçoca e comidas típicas. A feira vai até domingo (13), último dia da exposição.
Nesta quinta-feira (10),será realizado o 7º Fórum Estadual Agroindústria Legal, voltado para agricultores familiares que processam alimentos e querem regularizar a unidade de produção. O encontro começa às 10 horas e terá seis palestras com especialistas sobre o tema.
Fonte: Hoje em Dia