A equipe de jornalismo do jornal Nova Imprensa/Portal Últimas Notícias analisando o retorno através das postagens gravadas em suas redes sociais logo após a publicação de matéria informando sobre a mudança da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Formiga para sua nova sede no centro da cidade, verificou que dos serviços hoje ofertados pela Polícia Civil, em especial, os de emissão de carteira de identidade, se destacaram ao contrário dos demais ali descritos, no tocante à dificuldade de agendamento para a obtenção do documento.

Em contato com a delegacia de Polícia Civil, verificou que há apenas uma funcionária destacada para tal atendimento, o que, se resume por razões óbvias na entrega de no máximo 50 carteiras no dia.

Atualmente, às sextas-feiras é feita a distribuição de senhas para o atendimento na semana subsequente o que exige dos usuários o sacrifício de se apresentarem na delegacia o mais cedo possível para conseguirem a senha.

Na Delegacia de Polícia, verificamos que há em andamento a gestão, junto à Câmara Municipal de Formiga, para a criação de um Posto Avançado destinado à prestação do mesmo serviço, o que se espera, após o recesso parlamentar, que a promessa tenha curso rápido, pela sua importância e reconhecida necessidade.

Também apuramos que havia junto ao governo municipal um pedido de estudo que se aceito permitiria que as marcações (distribuição de senhas) pudesse também ser realizada pelo interessado, através do aplicativo ‘’App Formiga’’.

Além disso, esperava-se que com a sessão de um funcionário municipal para prestar serviços à delegacia, se pudesse dobrar o número de atendimentos diários. Porém, esta possibilidade neste exercício acabou frustrada com a emissão recente de um decreto emitido pelo chefe de poder executivo, o qual trata de uma série de cortes de despesas programadas ou não.

 Luz no fim do túnel

A reportagem em contato com a comunicação da Prefeitura, procurou saber sobre o andamento da questão relativa ao uso do ‘’App Formiga’’ e do munícipio recebeu a seguinte informação:

Em relação a informação da emissão da carteira de identidade via app. Já foi alinhado que seria feito, já foi feito inclusive o contato com a empresa responsável que se disponibilizou a fazer um treinamento, se necessário, para habilitar a equipe que emitirá a mesma. Porém está em tratativa para inclusão no convênio este tipo de prestação serviço. Assim que tivermos atualização deste andamento iremos informar.’’

Documentos para obtenção de nova identidade

Para emitir a nova identidade, é necessário levar:

  • Comprovante de residência atualizado
  • Certidão de nascimento original
  • CPF

O novo modelo de identidade já está em vigor em todo o país, e a troca do antigo RG pode ser feita de forma gradual. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), os brasileiros têm até 2032 para realizar a troca obrigatória, sem necessidade de pressa.

Tanto a primeira via quanto as renovações são gratuitas. A validade da CIN varia conforme a faixa etária:

  • De 0 a 12 anos incompletos: validade de 5 anos
  • De 12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos
  • Acima de 60 anos: validade indeterminada

Redação UN

 

 

 

 

 

COMPARTILHAR: