A exposição permanente Estação de Memórias, localizada na Casa do Engenheiro em Formiga, passou a contar com um novo recurso de acessibilidade. Desde o dia 18 de agosto, o espaço disponibiliza QR Codes com audiodescrições, especialmente voltados para pessoas com baixa visão ou deficiência visual.

A ação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Formiga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a VLI e a ACI – Agência de Iniciativas Cidadãs, responsáveis pela implantação do projeto. Inaugurada em dezembro de 2024, a Estação de Memórias tem como objetivo preservar e divulgar a história da ferrovia na cidade, oferecendo ao público uma experiência imersiva com base em registros históricos e culturais.

Os QR Codes estão distribuídos por toda a exposição e podem ser acessados facilmente: ao apontar a câmera do celular para os códigos, o visitante é redirecionado ao Spotify, onde estão disponíveis os áudios com as descrições dos conteúdos expostos. A novidade amplia a acessibilidade do espaço e reforça o compromisso do projeto com a inclusão e o acesso democrático à memória cultural.

A Prefeitura convida a população a visitar a Estação de Memórias e conhecer de perto esse importante capítulo da história de Formiga. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site: https://estacaodememorias.org.br.

Foto: Prefeitura de Formiga

Fonte: Prefeitura de Formiga

COMPARTILHAR: