Mais de 13 mil custodiados do sistema prisional de Minas Gerais participaram, nessa terça-feira (23), do primeiro dia de provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2025. A avaliação, promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) em parceria com as secretarias estaduais de Educação, permite a obtenção de certificados de conclusão do ensino fundamental e médio para detentos que não finalizaram os estudos em idade regular.
Nesta edição, o Encceja PPL é aplicado nos dias 23 e 24 de setembro e conta com um número recorde de inscritos em Minas Gerais: são 13.201 presos e 297 adolescentes sob medida socioeducativa realizando os exames. O aumento nas inscrições vem sendo observado desde 2020, quando 9.747 pessoas privadas de liberdade participaram da avaliação. Em cinco anos, o crescimento foi de mais de 35,44%.
O avanço não se limita ao número de participantes. Entre 2020 e 2024, a taxa de aprovação no Encceja PPL também aumentou significativamente, passando de 16,27% para 25,74%. Os dados refletem o fortalecimento da preparação dos detentos e o sucesso das iniciativas educacionais dentro das unidades prisionais. A expectativa do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) é que os índices de aprovação em 2025 sejam ainda mais altos.
Segundo a diretora de Ensino e Profissionalização do Depen-MG, Mírian Célia dos Santos, o cenário é positivo e promissor. “Nos últimos anos, tivemos crescimento consistente tanto no número de inscritos quanto nos índices de aprovação. O objetivo é seguir ampliando as oportunidades educacionais e fortalecendo o impacto social da formação”, destacou.
Novos caminhos educacionais:
No recorte por nível de ensino, tanto o fundamental quanto o médio apresentaram evolução. Entre 2020 e 2024, os aprovados no ensino fundamental subiram de 2.742 para 4.042, um aumento de 47%. No ensino médio, o número de aprovados passou de 1.925 para 2.894, um crescimento de 50%.
O ensino fundamental segue como a etapa mais buscada, concentrando a maioria dos inscritos e mantendo a liderança em aprovações. O salto de desempenho entre 2023 e 2024 reforça o papel do Encceja PPL como ferramenta de inclusão social, transformação pessoal e acesso a novas oportunidades.
Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), Rogério Greco, a iniciativa reforça o compromisso do estado com a recuperação de indivíduos privados de liberdade. “Aqui nós motivamos o trabalho, o estudo e tudo o que contribua para reinserção dos presos na sociedade. Queremos que eles saiam recuperados, se tornando cidadãos capazes de trilhar um novo caminho, após deixarem a prisão”, conclui.
Com informações do Portal MPA