O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) vai voltar a realizar transplantes de pulmão após uma interrupção de 10 anos. O anúncio oficial será feito neste sábado (27), durante evento alusivo ao Dia Nacional da Doação de Órgãos. O hospital, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é o único em Minas Gerais a realizar esse tipo de procedimento.

Entre 1998 e 2014, foram realizados 24 transplantes de pulmão no estado. Desde então, pacientes mineiros que necessitam do órgão passaram a ser incluídos em listas de espera de outros estados. A reativação do serviço no HC-UFMG foi anunciada em 2023 pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti. Desde então, a unidade vem cumprindo todas as etapas necessárias para a retomada dos procedimentos.

A reestreia do serviço será marcada pela 17ª edição do Caminhantes, evento promovido pelo hospital neste sábado (27), das 9h às 11h, na Praça do Encontro do Campus Saúde da UFMG (Avenida Alfredo Balena, 190). A atividade reúne pacientes transplantados, pessoas que aguardam na fila de espera e profissionais da área da saúde. A programação inclui conversas com especialistas, depoimentos de pacientes, café musical e troca de experiências.

“A iniciativa contará com equipes técnicas e especialistas em transplantes, pacientes transplantados e em fila de espera, além de seus familiares”, informou a gerência do HC-UFMG.

O Hospital das Clínicas integra a Rede Ebserh desde dezembro de 2013. A estatal, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), administra 45 hospitais universitários federais, prestando assistência à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e, ao mesmo tempo, apoiando o ensino e a pesquisa em instituições de ensino superior.

Com a retomada dos transplantes de pulmão, o HC-UFMG reforça sua posição como centro de referência em saúde de alta complexidade, contribuindo para a ampliação do acesso a tratamentos especializados e para a formação de novos profissionais na área médica.

Com informações do O TEMPO

COMPARTILHAR: