A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou nesta quarta-feira (1º) que o governo federal deve iniciar em breve a convocação de candidatos aprovados no cadastro reserva da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).
“Vamos começar a chamar esse cadastro reserva em breve. Muito breve. Tenho uma expectativa de que seja nos próximos dias ou na próxima semana, no máximo”, disse a ministra durante entrevista a emissoras de rádio no programa Bom Dia, Ministra, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Esther Dweck destacou que o concurso tem validade de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um. “Quem está no cadastro reserva, a gente sabe que tem uma ansiedade, lembramos que vale até o meio do ano que vem, alguns até um pouco mais. E a gente tem a possibilidade de renovar por mais um ano esse cadastro reserva”, afirmou.
Vagas distintas entre edições
A ministra também esclareceu que a segunda edição do CPNU, marcada para o próximo domingo (5), terá um novo cadastro reserva, com vagas diferentes das ofertadas na primeira edição. “São novas vagas que vão ter um novo cadastro reserva e que também vão ter essa vigência de um ano, podendo chegar a mais um ano”, explicou.
Segundo ela, não haverá sobreposição entre os concursos. “O pessoal pode ficar tranquilo. Não tem sobreposição de vagas. Não vai ter alguém do 2 sendo chamado na frente do 1 porque não são vagas concorrentes”, garantiu.
“A gente não pode abrir um concurso tendo um em aberto. Então, eu não posso fazer um concurso pra mesma vaga se aquele ainda está aberto”, acrescentou. “O CNU de 2025 não tem vagas iguais às do CNU1. Isso é muito importante para as pessoas ficarem tranquilas quanto a isso. A gente não vai ter essa sobreposição de concursos. Isso não pode. É até ilegal isso. Não está acontecendo”, concluiu.
Com informações da Agência Brasil