O Projeto de Responsabilidade Social Bombeiro Sênior, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), foi reconhecido nacionalmente com a entrega do Prêmio Zilda Arns 2025, concedido pela Câmara dos Deputados, em cerimônia realizada em Brasília.

A premiação ocorreu no dia 1º de outubro, data em que se comemora o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa. O evento contou com a presença de autoridades e representantes de iniciativas voltadas ao público idoso de diversas partes do país. Representando o CBMMG, participaram da solenidade os militares Tenente-Coronel Douglas Martins Soares, 2º Sargento Viviane Silva Rabelo, 3º Sargento Márcio Daniel Vilela da Silva, Cabo Thais Norberto Pelegrine Menezes e Soldado Kennedy dos Santos Romualdo.

Criado há 19 anos, o Projeto Bombeiro Sênior é atualmente desenvolvido em duas frações do 10º Batalhão do CBMMG. A iniciativa tem como foco o atendimento e acompanhamento de pessoas idosas, promovendo ações voltadas à inclusão social, melhoria da qualidade de vida, da saúde e da autoestima.

Mais do que um programa de assistência, o Bombeiro Sênior simboliza o compromisso do CBMMG com os desafios do envelhecimento populacional, oferecendo à pessoa idosa oportunidades concretas de reinclusão social, valorização pessoal e fortalecimento de vínculos com a comunidade.

Instituído em setembro de 2017, o Prêmio Zilda Arns é uma das mais importantes honrarias concedidas pelo Congresso Nacional na área de defesa dos direitos da pessoa idosa. A homenagem ao CBMMG reafirma a relevância do trabalho da corporação além do atendimento emergencial, destacando ações de cunho social, humano e preventivo.

O projeto tem potencial de expansão para outras cidades de Minas Gerais, com o objetivo de levar a mais regiões a proposta de cuidado e valorização da pessoa idosa por meio da atuação proativa e sensível dos militares do CBMMG.

Foto: Divulgação/CBMMG

Com informações do CBMMG

 

COMPARTILHAR: